A história do Aikido de competição no Brasil tem relação com a vinda do Sensei Hirofumi Tada ao Brasil. Sensei Tada chegou ao Brasil em 1973 enviado pela empresa onde trabalhava no Japão. De lá, veio graduado Shodan de Kodokan Judo e 3º Dan de Tomiki Aikido pela Japan Aikido Association. Sensei Tada foi aluno direto do Shihan Masayoshi Wazaki e Kenji Tomiki e começou a dar aulas de Aikido de competição em 1987, no Rio de Janeiro.

Em 1993

devido ao crescente número de alunos, foi fundada a Associação Tomiki Aikido do Brasil. A partir deste ano, foi oficializada a representação do Brasil dentro do cenário mundial.

Em 1997

após intenso treinamento e intercâmbio com o campeão universitário Hiroshi Kasagawa, o primeiro título mundial brasileiro foi conquistado no Japão: a medalha de Bronze.

Em 1999

no Mundial de Brisbane, Austrália, outro grande feito: a conquista da medalha de Prata.

Em 2002

Após a conquista de 8 títulos entre as categorias existentes, recebemos o título de Campeão Geral do evento foram enviados apenas dois atletas para o Torneio Americano Mile High Games.

Em 2005

No mundial de Chiba, Japão de 2005, outra medalha de Bronze foi conquistada.

Em 2007

no mundial de Ohio, a Equipe Brasileira conquistou duas medalhas de Bronze.

Em 2009

no Mundial de Kyoto, Japão, conquistamos a medalha de Bronze em equipes, com um time formado por Brasil, Georgia e Bélgica.

Em 2010

foi criada a Japan Aikido Association-Brasil. A nova organização surgiu com a proposta de reestruturação da antiga ATAB. Foram renovados os laços com a Japan Aikido Association e Tomiki Aikido International Network.

Em 2013

Após 3 anos de intenso trabalho e intercâmbios com professores japoneses, o maior título conquistado pelo Brasil veio no mundial de Kawasaki, Japão, em 2013. Finalmente, após 20 anos de muita luta e dificuldades, conquistamos a MEDALHA DE OURO!

Em 2015

Dois atletas foram enviados para o mundial de Fiesch, Suíça. Conquistamos a medalha de Bronze.

No ano seguinte, decidimos mudar o nome JAA-BRASIL para AAC-BRASIL (Associação de Aikido de Competição – Brasil) a fim de mantermos a relação amigável com as duas organizações japonesas, a Japan Aikido Association e a Shodokan Aikido Federation, bem como TAIN e SAIN, respectivamente. Continuaremos assim a receber professores de ambas as organizações.

Diretoria AAC

Conheça quem está no comando da Associação de Aikido de Competição - Brasil

Hirofumi Tada

Presidente do Conselho Consultivo


Luis C. Secim

Diretor Presidente


Flavio A. Ribeiro

Vice-presidente


Sergio Lima

Diretor Técnico


Jo Tada

Diretor Financeiro


João Coelho

Diretor de Marketing


Luiz Moncal

Secretário


Ricardo Reimão

Conselho Fiscal


Ricardo Marques

Conselho Fiscal